O governador Ronaldo Caiado está sendo colocado como candidato a Presidência da Republica em 2026. Na eleição em 1989 Caiado concorreu a Presidência da Republica e teve menos de 1% dos votos, a candidatura de Caiado também rendeu uma participação no livro escrito pelo publicitário e marqueteiro, Washington Oliveto com o título “Na toca dos leões.”
No Livro o autor disse que Caiado havia confidenciado que, se eleito presidente, colocaria anticoncepcional na agua “do povo nordestino”, e que “este povo deveria ser eliminado.” Caiado entrou na justiça e o autor do livro foi obrigado a reescreve-lo sem a alusão ao trecho que fala de Caiado.
A possibilidade de Caiado ser candidato a presidente, surgiu depois que ele concedeu uma entrevista a Globo News. Perguntado se seria candidato, Caiado disse que é possível. Inclusive após a entrevista, Caiado passou a frequentar todos os eventos e reuniões onde a imprensa nacional está presente. Caiado, como “Papagaio de Pirata,” – Quando uma pessoa fala e outro fica imediatamente ao lado do entrevistado para também aparecer.
Caiado pode ser candidato, é um direito dele, mas a questão é o que vai mostrar? Até agora o Estado de Goiás continua com inúmeras obras paralisadas, filas na área da saúde, atos de corrupção, queda na qualidade da educação mas se acha “dono de tudo”, e responde com tom raivoso as perguntas que ele não tem respostas. Outro problema é que os secretários não tem poder, pois Caiado sempre foi centralizador.
Somente quem recebe do governo por “Matérias plantadas”, poderia escrever sobre o assunto. Mas insistem em dizer que Caiado é um candidato forte; só isto e Caiado dono de uma vaidade sem limites, acredita no que dizem. Caiado vive um uma redoma onde só elogios comprados aparecem.
Na disputa do Governo de Goiás, em 2018 e em 2022 Caiado anunciou aos quatro cantos que não aceitaria nenhum caso de corrupção e puniria os corruptos, para isto criou uma delegacia contra crimes e fraldes. Entre tantos casos o que deixou claro o rancor e o ódio de Caiado foi a exoneração do delegado geral da polícia civil, que denunciou um esquema de desvio de dinheiro, via OS, onde o irmão do então secretário da Saúde Ismael Alexandrino, montou um esquema e empresas para prestar serviços à Secretaria de Saúde. Na operação, o irmão do ex-secretário foi preso, o que despertou a ira do Governador.
Para ser candidato a presidente da República e preciso conciliar, reunir partidos, ser flexível e principalmente ter “sangue frio”, algo que jamais Caiado será.