Quando assumiu o Governo do Estado, Ronaldo Caiado prometeu um novo estado. Já no projeto de campanha, que na verdade era copia do governo anterior, Caiado, em quase uma centena de paginas, se propos a fazer mudanças profundas como a melhoria na educação, saúde, segurança, criação de empregos, apoio aos mais carentes e mais um monte de coisas que o papel aceita.
Chegando ao terceiro ano de (des) governo, Caiado pouco ou nada fez a não ser inaugurar o que já existia, mudando apenas o nome, apropriando de conquistas do governo de Marconi Perillo, cortando investimentos em áreas importantes para Goiás. Se não, vejamos.
EDUCAÇÃO.
Caiado diminuiu o percentual de investimos. Baixou de 15 para 13% o orçamento na área. Mas como não se pode diminuir o percentual de investimentos, Caiado tirou os 2% que eram destinados à UEG e incorporou ao orçamento da educação. Sem investimentos, a Universidade de Goiás perdeu em qualidade no ensino motivado pelo abandono.
Sem nenhum pudor, Caiado comemorou como se fosse do governo dele o altíssimo indice junto ao IDEB. Caiado sem nenhuma desfaçastes, disse que o merito era do Governo dele. Mas não se chega a um numero tão alto em apenas um ano. Para chegar a este numero é preciso altos e constantes investimentos.
O governo de Marconi é sim o responsável por criar e manter Escolas em tempo integral, mudanças na grade curricular e uma união entre estado e empresas privadas. Estes são alguns motivos para explicar como Goiás tornou-se o estado com os melhore índice de qualidade no ensino médio público do país em 2020.
É preciso dizer também que além de atingir as metas estaduais propostas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para 2019 no Ensino Fundamental, o Ensino Médio público goiano estadual obteve 4,7 pontos de qualidade, maior pontuação entre as unidades federativas — a média nacional foi de 4,2 pontos de acordo com o ranking. A pergunta que fica é: o governo de Caiado que demitiu professores, não pagou salario de dezembro dos professores entre outras maldades é motivo para o estado chegar a 4,7 pontos no ranking nacional? Na verdade Caiado desmontou a qualidade da educaçao em Goiás.
E da mesma forma que se leva tempo para ter números positivos na educação no Brasil, também leva-se tempo para que se sinta o desleixo com o educar.
SAUDE:
Outro desastre do Governo de Caiado foi a saúde, começando com abandono do Hospital Materno Infantil, Caiado não investiu em politicas publicas de saúde. De forma marketeira, eu já havia escrito sobre isto, Caiado ofereceu vagas para doentes de outros estados. E quando aconteceu o colapso em Manaus, Caiado trouxe 14 contaminados pelo virus e variante para ocupar os leitos que hoje fazem muita falta para o povo de Goás.
Já escrevi também que não sou contra receber estes doentes, que nada tem a ver com caos que atingiu o Estado do Amazonas, mas Caiado que é médico deveria prever que a pandemia que se instaurou no Brasil, não deixaria Goias de fora. Assim, como a reportagem do Jornal o Popular diz que quase 500 cidadãos e cidadãs do nosso estado perderam a vida na espera de uma unidade de tratamento intensivo.
Mas isto não se mostra. Ao contrario, não se fala na falta de UTI, enfermarias, medicamentos, insumos, hospitais e profissionais médicos. Sem nenhum pudor, Caiado faz comercial nas televisões, rádios e sites, que no governo dele temos 6 hospitais de grande porte, inauguração de novos hospitais e investimentos na Saúde.
Na verdade toda estrutura hospitalar de Goiás foi montada em grande parte pelo Governo de Marconi Perillo. O hospital do servidor criado ainda na gestão do ex-secretário Antônio Faleiros, mudou de nome apenas e começou a atender. Uma atitude que foi muito combatida por Caiado quando era deputado e depois senador.
Há de ressaltar que todo investimento feito em compras de vacinas, construção de hospital de campanha, compra de medicamentos de alto custo os recursos são do Governo Federal, via Ministério da Saude.
Muito dissimulado e marqueteiro, Caiado aparece ao lado das vacinas, como papagaio de pirata, dando a falsa e mentirosa impressão de que foi ele quem comprou as vacinas, quando na verdade foi o Ministério da Saúde foi o responsável pela compra e distribuição. Mas quando o assunto é vacinação, Goiás é apenas o 19º estado no ranking de vacinação.
No total, o Governo de Caiado ainda não a que veio e, assim, não tem o que mostrar além de obras de governos anteriores. O verdadeiro Caiado é centralizador, raivoso, intolerante. a Familia Caiado esta na lista negra do TRABALHO ESCRAVO.”
tudo o que disse até agora, termino com a frase que dá identidade de Caiado. Durante uma mobilização na praça cívica, Caiado pegou o microfone e começou a falar bobagens. Ao ser retrucado por um eleitor dele, CAIADO DISSE “NÃO PRECISO DO SEU VOTO.”