A Exposição Agropecuária de Goiás, que acontece tradicionalmente no mês de maio, foi adiada para outubro deste ano, mas deve ocorrer sem shows e rodeios. De acordo com a Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), organizadora do evento, o adiamento se deve à pandemia da Covid-19.
Uma das mais tradicionais de Goiás, a festa é conhecida como Pecuária de Goiânia e acontece no Parque de Exposições Agropecuária no Setor Nova Vila, na capital. O evento teve o adiamento divulgado nesta semana e está previsto para ocorrer entre os dias 1º e 10 de outubro de 2021.
A SGPA informou que segue as diretrizes do estado, que determinou a suspensão de todos os eventos que pudessem gerar grande aglomeração de pessoas. O diretor da sociedade, Raul Seabra Júnior, disse que estão previstos exposição de animais e maquinários, torneio leiteiro, palestras e leilões.
“Existe uma saudade das exposições de gado e de pequenos animais, leilões e torneios. Muitos tiram aquela blusa de frio e vão tomar seu ‘kentão’ ou sua bebida, comer um comida típica, ir com a família no final de semana e levar as crianças para conhecer. Há ainda uma geração enorme de empregos no parque e em torno dele”, diz Raul sobre a importância do evento.
Seabra ressalta que o evento deve ser realizado tomando todas as medidas de prevenção para evitar a disseminação do coronavírus, como medir a temperatura e totens de álcool gel pelo parque. “Seguimos as diretrizes do estado e acreditamos que até o mês de outubro a cobertura vacinal esteja avançada no estado, essa é nossa expectativa”, diz.
No ano passado, a festa teve de ser cancelada. Antes, estavam previstos shows com grandes nomes da música sertaneja, como Marília Mendonça, Jorge e Mateus, Maiara e Maraísa, Wesley Safadão e Henrique e Juliano.