Prefeitura oferece oficina de culinária para expositores do 9º Festival Gastronômico de Trindade

Gestão do prefeito Marden Júnior implanta inovações e, este ano, evento sai da Praça da Prefeitura para novo local: o Carreiródromo. Festival será realizado no período de 25 a 27 de agosto. Preparativos já começaram, e os 30 expositores que atenderam ao chamamento público participam de treinamento prático, no Salão Paroquial da Igreja Matriz. Ingrediente principal é a mandioca, produto tradicional de Trindade

A Prefeitura Municipal realiza o 9º Festival Gastronômico de Trindade no período de 25 a 27 de agosto. A gestão do prefeito Marden Júnior implanta inovações e, este ano, o evento sai da Praça da Prefeitura para um novo local: o Carreiródromo. Os preparativos já começaram com o chamamento público e a escolha dos 30 expositores.

Para incrementar os pratos que serão servidos ao público, a Prefeitura de Trindade realiza, entre os dias 19 e 21 de julho, o treinamento prático, no Salão Paroquial da Igreja Matriz.

No local, estão sendo apresentadas novas técnicas de temperos que vão combinar com os pratos doces e salgados que tem como base a mandioca, produto tradicional de Trindade. A carne suína também faz parte do cardápio.

Os expositores podem levar ao treinamento prático auxiliares que estarão nos três dias do Festival Gastronômico de Trindade.

“Esse é um momento muito importante de socialização do coletivo, porque é a primeira vez que os expositores selecionados no chamamento público se encontram”, afirma a chef de cozinha Amanda Magalhães que faz parte da equipe da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços.

“Agora vamos criar essa sintonia fina para que o festival tenha uma total harmonia entre os participantes”, explica Amanda Magalhães.

O 9º Festival Gastronômico de Trindade é organizado pela Secretaria de Turismo e Cultura, com participação da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços.

São várias etapas desde a escolha dos expositores, até mesmo as louças onde os alimentos são servidos. Tudo faz parte dos critérios exigidos pela Secretaria de Turismo e Cultura para que o Festival Gastronômico seja um evento de qualidade.

“Nesta semana estamos em uma etapa de qualidade, tratamento dos alimentos e um requinte nos temperos. Tudo isso é feito para a busca de ainda mais qualificação para apresentar à mesa do festival pratos cada vez melhores para todos os visitantes”, explica o secretário de Turismo e Cultura, Warley Lopes.

Thiago Alves está no grupo dos 30 expositores selecionados. Os pratos já estão escolhidos e vai servir costelinha suína ao molho barbecue, farofa de banana da terra com bacon defumado, sanduiche de copa lombo defumado por até sete horas na lenha de goiaba, salada de repolho roxo e verde, e maçã verde.

“O treinamento está fenomenal. Pensei que seria muito técnico, mas não, estou me sentindo em casa, fazendo novos amigos, além do conhecimento que agregamos. É segredo, mas já peguei uns truques aqui que vou levar para o Festival Gastronômico”, destaca Thiago Alves.

Poliana Carla também é expositora e vai servir arroz carreteiro, empada com massa de mandioca e recheio de lombo. A receita já foi testada e aprovada para mais uma edição que participa do Festival Gastronômico de Trindade.

“Sou suspeita para falar porque gosto demais do festival e já participei de algumas edições. Mas esse ano a organização está com várias inovações e o curso é um aprendizado a mais para todos nós. Estão de parabéns”, salienta Poliana.

Sair da versão mobile