De Rondônia, os senadores Jaime Bagattoli (PL) e Marcos Rogério (PL) compõem a lista dos parlamentares que assinaram manifesto contra evento marcado pelo presidente Lula (PT) sobre atos do ‘8 de janeiro de 2023’. A lista foi publicada pelo jornal O Globo em reportagem publicada hoje.
São trinta parlamentares que se manifestaram em carta pública repudiando o ato marcado pelo governo petista sobre o episódio que ficou conhecido por ‘tentativa de aplicação de golpe’ no país no ano passado. A maioria dos que assinaram o repúdio, são do União Brasil, PSD, Republicanos, PP e MDB.
No manifesto, os congressistas afirmam condenar os ataques sofridos no começo do ano passado, e apontam que houve falhas na gestão do atual governo para conter a depredação pública.
“A constatação de falhas por parte do governo federal para conter esses atos é preocupante e levanta sérias questões sobre a eficácia das medidas tomadas, que podem ser interpretadas como uma lacuna na capacidade do governo em antecipar e lidar com situações de potencial desestabilização, o que compromete não apenas a segurança pública, mas também a credibilidade das instituições responsáveis por garantir a ordem e a paz social”, diz trecho do documento.