O bilionário Elon Musk foi responsável por queda de mais de 30% no valor da critptomoeda dogecoin na noite desse sábado (9.mai.2021). Em participação no programa de comédia “SNL”, o empresário disse em tom de brincadeira que a moeda era uma “bagunça“. No esquete em questão, Musk interpretava um personagem que é especialista em moedas digitais.
Durante a participação especial de Musk, ele também afirmou que teria comprado dogecoins como presente para sua mãe e até disse que a moeda era o “futuro da economia” e iria “dominar o mundo”. No entanto, o tom de deboche utilizado pelo empresário e pelos comediantes do programa fez o valor da criptomoeda despencar.
Criada em 2013 e baseada em um meme, piada interna de alguns círculos da internet, a dogecoin teve ascensão rápida em 2020 justamente após Elon Musk chamar atenção para a moeda em seus perfis de redes sociais. A criptomoeda cresceu mais de 2000% em um ano. A aceitação de comunidades de fóruns como o Reddit e de aplicativos como o TikTok também ajudou na escalada da dogecoin.
Essa não é a primeira vez que Musk causa queda no preço de ações por suas aparições públicas. Em 2018, as ações da Tesla, empresa do bilionário, sofreram desvalorização de 6% na bolsa após o empresário aparecer fumando maconha em uma entrevista transmitida no YouTube.
SÍNDROME DE ASPERGER
No seu monólogo inicial, Musk disse ter síndrome de Asperger (um tipo de transtorno do espectro do autismo). Como todas as falas do empresário foram com um tom de ironia e sarcasmo, não fica claro se ele estava falando uma verdade ou apenas brincando.
“Hoje eu estou fazendo história ao ser a primeira pessoa com síndrome de asperger a apresentar o SNL“, disse o bilionário. No entanto, o ator Dan Aykroyd, famoso por filmes como “Os Caça-Fantamas” e que já fez parte do elenco do programa humorístico falava abertamente da condição, com a qual foi diagnosticado.
Em fevereiro, o Poder360 fez uma análise sobre a dogecoin. Leia o texto para entender a história da criptomoeda que nasceu como piada.