Durante coletiva de imprensa na abertura do Encontro, a secretária de Educação de Goiás, professora Fátima Gavioli, agradeceu a presença dos demais gestores no esforço de compartilhar experiências e construir uma caminhada conjunta para a Educação no Centro-Oeste. “A intenção é reunir os 50 técnicos [de cada unidade da federação] para debater, discutir e conhecer as práticas exitosas que cada estado está fazendo”, resumiu.
A chefe da pasta fala sobre dois pontos centrais na discussão: o Novo Ensino Médio e o Plano Nacional de Educação (PNE). “Existe uma distância real entre o que está escrito lá em algumas propostas e metas e aquilo que a gente sabe que consegue cumprir”, afirmou a gestora, que logo adiantou que o foco do encontro vai estar em estabelecer objetivos “exequíveis” e com mais “equilíbrio”.
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), reforçou a importância da mobilização dos colegas de outros estados e do Distrito Federal. “A minha alegria como governador é o trabalho de integração que está sendo feito”, afirmou. O chefe do Executivo goiano afirma se dedicar à Educação e reforça que o encontro objetiva o aprimoramento do ensino na região. “A qualificação da educação é algo que será a grande marca nossa no Centro-Oeste para dar a esses jovens a condição amanhã de poder se firmar diante daquilo que ele deseja”, concluiu.
Nilce Rosa da Costa, diretora executiva do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), coloca o Novo Ensino Médio como um dos principais pontos a ser tratado na reunião. “A partir desse encontro, a região vai fazer seu planejamento e trocar experiência para poder avançar nessa pauta tão importante para os jovens”, finalizou.