Ônibus do transporte coletivo — Foto: Prefeitura de Goiânia/Divulgação
Estudantes da Região Metropolitana de Goiânia e de Anápolis podem fazer o cadastro ou o recadastramento do Passe Livre Estudantil (PLE) a partir desta segunda-feira (1º). O benefício concede a isenção da tarifa do transporte coletivo para alunos.
Segundo a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Seds), como a maioria das escolas está sem aulas presenciais, o estudante que tiver o cadastro aprovado ganhará as passagens apenas quando a instituição informar que as aulas presenciais serão retomadas.
O prazo para fazer os procedimentos termina em 31 de março. A secretaria informou que, por conta da pandemia do coronavírus, os alunos da Grande Goiânia devem fazer o cadastro ou a atualização pela internet. Já os estudantes de Anápolis devem fazer de forma presencial.
Alunos da Grande Goiânia
Os estudantes devem fazer o procedimento de cadastro ou atualização do benefício por meio do site do programa. O acompanhamento da aprovação do benefício também é feito pelo portal em um prazo de até dez dias, para os novatos. A confecção do cartão demora mais cinco dias.
Após ser aprovado, o aluno tem que ir a uma unidade do Vapt Vupt para retirar o cartão. Para isso, é necessário agendar o atendimento por meio do site do Vapt Vupt.
Alunos de Anápolis
Os estudantes anapolinos devem fazer o procedimento presencialmente. Os alunos que já têm o Passe Livre devem solicitar a atualização na instituição de ensino que está matriculado. Já os novatos devem comparecer à sede da Urban – Passe Livre Estudantil, localizada na Rua General Joaquim Inácio, nº 206, Setor Central. A análise do pedido do cartão é feita no mesmo local, em um prazo de até sete dias, e pode ser acompanhada pelos telefones (62) 99206-7964 e (62) 99360-2568.
Após a solicitação ser aprovada, o aluno ou responsável deverá se dirigir à unidade de referência do terminal Urbano de Anápolis, na Rua Tonico de Pina, Setor Central, para retirar o cartão e documento com foto. Com os cartões em mãos, os beneficiários deverão fazer a ativação do benefício em uma das unidades do Vapt Vupt em Anápolis, mediante agendamento no site do Vapt Vupt.
Benefícios
Segundo a Seds, durante os procedimentos presenciais de estudantes menores de idade, a entrega do cartão será feita somente para o pai, a mãe, avós ou responsáveis com documento original com foto do beneficiário e do responsável.
Ainda segundo a coordenação do programa, o Passe Livre dá direito a duas viagens por dia e até 48 viagens por mês para deslocamento de ida e volta à instituição de ensino em que o estudante está matriculado. O saldo do cartão não é cumulativo.
Ao todo, mais de 100 mil estudantes são beneficiados pelo programa em Goiás. A cobertura atende as cidades de Abadia de Goiás, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Goiânia, Goianápolis, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Nerópolis, Nova Veneza, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis de Goiás e Trindade.