Artigo: O Brasil precisa urgentemente de uma agenda positiva.

É compreensivo que o presidente Lula ainda esteja no primeiro mês no governo federal. Mas o que tem mostrado até hoje, em nada contribui com uma agenda positiva. Lula ainda fala sobre a tentativa de golpe ocorrido em 8 de janeiro. Deveria deixar nas mãos do ministro da justiça e do ministro Alexandre de Moraes.

Na campanha, Lula prometeu governar “Olhando para frente” mas em todos os discursos entrevistas e falas, o Presidente reclama da herança maldita e outras situações do governo de Bolsonaro.

A arrogância e prepotência que Lula tem usado em seus discursos e bravatas dá a impressão de que as coisas no Brasil se resolvem na base do grito. Até hoje, mesmo entendendo que só está no governo há um mês, o presidente ainda não falou sobre uma agenda positiva, não acenou para mudanças na politica financeira do governo. Sim,  Lula só tem um mês de gestão mas as mensagens que manda para o mercado financeiro  todos os dias. O mesmo acontece com o Ministro da fazenda Fernando haddad, que fala “em planejar” uma reforma tributaria  para apresentar ao congresso só em maio. E até lá, o que vai acontecer?

Até hoje Lula tem usado a retorica do golpe, da herança maldita e de uma politica social, é claro que é necessário socorrer as famílias em condições de extrema pobreza.  Mas o  Presidente se esquece que foi eleito com menos de 1% dos votos de diferença sobre Bolsonaro, ou seja, a metade dos eleitores são “bolsonaristas” ou contra a esquerda, e Isto é um alerta que o Presidente parece não ter enxergado.

Lula ataca os problemas com “falas” com radicalismo como se estivesse ter sido eleito com maioria gigantesca. Toda a fala do Presidente repercute imediatamente na bolsa de valores. Os últimos ataques aconteceram quando Lula criticou o preço dos combustíveis e agora  quando Lula disse não entender como a taxa de juros no Brasil é de 13,75%. Deixou a entender que se pudesse iria intervir no  Banco Central para diminuir os altos juros. A fala de Lula fez as ações da bolsa caírem e o dólar subir, tudo o que não precisamos.

Já passou da hora de o Presidente começar a governar no âmbito da política financeira para acalmar o mercado. Lula fala que o brasil chegou a ser a sexta economia mundial. Outro discurso retorico pois naquele momento o mundo estava financeiramente bem e não havia motivos para preocupações, ao contrário de hoje que a economia mundial está desestabilizada, os países, principalmente os europeus e o americano, tentam debelar chamas da incerteza sobre o futuro financeiro de seus países.

Lula acertou quando conseguiu aprovar  o orçamento para atender famílias em situações de extrema pobreza.  Acertou também em unir os três poderes da federação, após a tentativa de golpe,  mas ainda não falou como vai combater o déficit fiscal, a dívida interna do País e como vai promover o crescimento da economia, gerar empregos, quando o mundo apresenta índices ínfimos de crescimento.  As maiores empresas mundiais estão demitindo milhares de funcionários como a Amazon, Google entre outros.

Lula precisa de uma assessoria que não seja a da velha guarda do “PT”, o mundo mudou mas os conceitos de alguns ministros e conselheiros do Presidente continuam e alguém tem que dizer isto à Lula.

Sair da versão mobile