Após ser pressionado para demitir a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, o presidente Lula decidiu pôr em execução uma “saída honrosa” do governo para ela.
Segundo o blog apurou com assessores do Planalto, a decisão de Lula é a de incluir a ministra na reunião ministerial da próxima quinta-feira (15), para que ela possa fazer um balanço da sua gestão à frente ao Ministério do Turismo. Depois disso, o petista efetuará a troca no comando da pasta.
Lula pensou na medida depois de uma reunião na manhã desta terça-feira (13) com Daniela e o marido, o prefeito de Belford Rox (RJ), Waguinho (Republicanos).
Lula ressaltou, na reunião, que o governo está satisfeito com a atuação de Daniela. Mas que, como ela ocupa uma pasta de indicação do União Brasil, partido do qual Daniela está se desfiliando, sua permanência na cadeira dependia do partido.
O União Brasil já bateu o martelo e quer o deputado Celso Sabino (União Brasil-PA) na vaga.
Na conversa, Lula ressaltou ainda que quer manter a boa relação com o prefeito e com a ministra, que foi eleita deputada em 2022.
Segundo um auxiliar, a fala do presidente deixa uma porta aberta para que o grupo político de Daniela e Waguinho seja recompensado mais adiante.
Jantar com ministros
O blog também apurou que nesta terça-feira ministros do governo Lula devem participar de um jantar promovido por integrantes do União Brasil.
O encontro é uma das ações do governo com o objetivo de melhorar a relação com o partido para a votação de projetos importantes no Congresso.