Os moradores de cidades que margeiam o Rio Araguaia estão preocupados com a redução da água no local. O comerciante Gilberto David, que mora em Nova Crixás, conhece o rio há muito tempo está assustado com a situação. Segundo estudos, o rio está sofrendo a pior seca em 30 anos, o que tem prejudicado até a navegação com canoas.
Moradores estão preocupados com a redução da água do Rio Araguaia, em Goiás — Foto: Reprodução/TV Globo
O pesquisador Ludgero Vieira, que estuda o local há 25 anos, disse que a expansão da agricultura e a criação de gado ao longo do rio são apontadas como os principais motivos para a diminuição da água do leito.
O Governo de Goiás informou que vem recuperando as nascentes, mas disse que são apenas 15 fiscais do meio ambiente para todo o estado.
“Aumentamos, aqui em Goiás, em 1.500% no último ano as fiscalizações de desmatamentos ilegais pra conter o avanço de degradação da bacia”, disse a secretária estadual do meio ambiente, Andrea Vulcanis.
Expansão da agricultura e a criação de gado ao longo do rio são apontadas por pesquisadores como os principais motivos para seca no Rio Araguaia, Goiás — Foto: Reprodução/TV Globo
O Rio Araguaia é um dos maiores rios do Brasil. São mais de 2 mil quilômetros de extensão, que cortam quatro estados – Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Pará. A vazão média anual do rio é de 1,4 mil metros cúbicos por segundo. Atualmente está em média 120 metros cúbicos e enfrenta a pior seca em décadas, o que preocupa os ribeirinhos.