As queimadas são nossa culpa, mesmo aquelas que acontecem no coração da vegetação, porque colocamos fogo ou jogamos “bitucas” de cigarro.
As enchentes são nossa culpa, porque obstruímos os locais por onde a agua passaria.
Os acidentes de transito são nossa culpa, porque corremos muito, mesmo em um transito travado e ruas e rodovias esburacadas.
As doenças são nossa culpa, porque não levamos nossos filhos para tomar vacinas, que sempre estão em falta, e também por eles não fugirem do mosquito da dengue, poluição, ruas de terras e outras.
A violência é nossa culpa, porque sempre estamos nos locais onde acontecem os assaltos e não conseguimos prever e evitar.
A corrupção é nossa culpa, porque somos corruptos ao buscarmos dos eleitos ajuda para diminuir o nosso sofrimento.
A falta de agua é nossa culpa, porque bebemos muita água em dias quentes.
A falta de energia é nossa culpa, por que usamos muito e faz com que o sistema sobrecarregue e crie os apagões.
A falta de lazer é nossa culpa, porque depredamos parques.
A falta de educação é nossa culpa, porque nossos pais não conseguem pagar as contas sozinhos e temos que ajuda-los.
A falta de transporte coletivo é nossa culpa, porque não conseguimos pagar o preço de uma passagem.
A falta de empregos é nossa culpa, porque não temos experiência para as vagas que surgem.
A falta de vergonha é nossa culpa por aceitar tudo isto e acreditar que um dia vai mudar.
Na verdade todas as mazelas que acontecem em nossa cidade, estado e Pais é culpa de pessoas despreparadas que se utilizam de cargos para nos deixar sem agua, sem energia, sem segurança, sem educação, sem emprego, sem saúde, sem segurança por falta de uma política de Estado e não de Governo.
As chuvas chegaram e as queimadas que tomaram meses nos noticiários serão esquecidas porque as cidades estão inundadas e haverá tragédias como deslizamentos e sofrimentos para o cidadão, e é preciso resolver este problema, que será esquecido com o retorno do sol.
Estamos assustados com tanta violência porque o Estado perdeu a Batalha contra o crime.
Estamos morrendo nas filas da saúde a espera de um atendimento. Estamos sem emprego porque ninguém quer contratar alguém que não tenha experiência ou estudo, porque o Estado está fazendo um contingenciamento na verba destinada à preparação dos alunos.
Estamos perdendo a vergonha ao aceitar calados a apropriação de uma País onde tudo tem para dar certo, mas 8% da população é dona de 90% de toda a fortuna existente.
Sempre seremos culpados, mesmo sendo açoitados todos os dias. Levando chibatadas calados por perdermos o poder de nos indignar e assim perdemos tudo. Quando perdemos o poder de nos INDIGNARMOS perdemos tudo.