Os consumidores que estão com o nome negativado terão a oportunidade de negociar suas dívidas durante mais uma edição do Feirão Limpa Nome da Serasa, o qual oferecerá descontos de até 90%. A iniciativa prevê parcerias com instituições como bancos, universidades e empresas de recuperação de crédito. Esse acordo pode ser realizado de maneira online pelo site da Serasa.
Após a realização de um cadastro, no momento de inserção de seu CPF, os clientes poderão ter acesso a todas as dívidas que estão em seu nome, além de acessarem também informações como o ano em que as mesmas foram contraídas e quais eram seus valores iniciais, por exemplo. Se o consumidor aceitar a proposta oferecida pelas empresas credoras, ele poderá então solicitar o envio do boleto para pagamento, seja ele à vista ou parcelado.
A quitação poderá ser feita em qualquer agência bancária, pelo aplicativo ou internet banking. Após o pagamento do débito, o consumidor terá seu score ampliado, questão que é avaliada antes da concessão de crédito pelos fornecedores, na tentativa de saber se o cliente tem capacidade financeira de arcar com um novo compromisso.
Brasileiros endividados
Uma pesquisa realizada evidencia que cerca de 62,5 milhões de brasileiros apresentam pelo menos uma dívida em atraso, sendo que normalmente elas se referem a cartões de crédito, atraso no pagamento de contas de água e energia, além de compras em lojas de varejo.
Alex Augusto Vaz Rodrigues, superintendente do Procon Goiás, afirma que o Feirão Serasa Limpa Nome é uma boa oportunidade para quem precisa quitar seus débitos, principalmente neste momento, em que muitas pessoas foram afetadas pela crise financeira decorrente da pandemia de covid-19. Alex alerta ainda para o fato de que caso a dívida tenha sido contraída de maneira fraudulenta, o Procon Goiás e a Polícia Civil podem ser acionados.
Para participar, é necessário fazer um cadastro no Serasa Limpa Nome, pelo site www.serasa.com.br ou aplicativo, ou ainda pelo telefone 0800 591 1222 ou também pelo WhatsApp, no número 11 99575-2096. O atendimento presencial no Procon Goiás ocorre por meio de agendamento pelo Procon Web, no site: procon web.ssp.go.gov.br. Por meio da plataforma também é possível registrar denúncias e reclamações on-line. Outro canal para denúncias são os telefones 151 (Goiânia) ou (62) 3201-7124 (interior).