Em operação conjunta, PCGO/DECAR, PRF e a PMGO (PM2, CPE/APARECIDA DE GOIÂNIA, CPE/RIO VERDE E COD) IBAMA e SECON, após o compartilhamento rápido de informações e agindo de forma integrada, prenderam 4 pessoas envolvidas em associação criminosa especializada em subtrações e comercializações de defensivos agrícolas falsos.
Foi apreendida mais de uma tonelada e meia de um produto cuja fabricação, comercialização e uso no Brasil são proibidos por lei. Comumente, tal produto tem sido empregado em lavouras de milho e soja em substituição a defensivos agrícolas genuínos, fato que tem causado prejuízos astronômicos à saúde humana e econômicos a produtores rurais que adquirem a mercadorias achando estar fazendo um bom negócio.
De acordo com a investigação, os presos são articuladores de um grande esquema, trazendo “agrotóxicos “ do Mato Grosso Sul para o estado de Goiás, onde colocam outras embalagens similares às originais.
As investigações dantes realizadas pela PCGO-DECAR, que já perduram por mais de seis meses, demonstram que o grupo lucrava mais de 500% em cada carregamento trazido para o estado.
No ato da prisão dos envolvidos, foi apreendida também uma camionete VW Amarok, uma VW Saveiro e um caminhão utilizados pelo grupo criminoso.
A carga apreendida está avaliada em aproximadamente R$ 3 milhões de reais. Todos os produtos serão incinerados com o auxílio do IBAMA.