Iniciativa disponibiliza consultas médicas, exames, vacinas, avaliação em saúde bucal, dentre outras ações, até às 17h, na USF Buena Vista. “Nosso objetivo é melhorar acesso da população ao atendimento, por isso aproveitamos o sábado, um dia em que as famílias estão juntas, para ampliar leque de serviços”, diz prefeito
O prefeito Rogério Cruz abriu, na manhã deste sábado (18/02), a 2ª edição do Programa Saúde Mais Perto de Você. A ação, que alcançou 700 atendimentos na edição de 11 de fevereiro, na Região Noroeste, é realizada na Unidade de Saúde da Família Buena Vista, Região Oeste da capital.
Ao percorrer as salas de atendimento, e conversar com a população, Rogério Cruz detalhou que a expectativa é realizar cerca de 1.500 atendimentos, neste sábado. Ele adiantou que a ação será levada a todas as regiões da capital, ao longo do ano.
“Nosso objetivo é melhorar o acesso da população aos serviços de saúde, por isso aproveitamos o sábado, um dia em que as famílias estão juntas, para ampliar o leque e cuidado para com as pessoas”, destacou o prefeito, ao agradecer o empenho dos servidores da saúde.
O prefeito detalhou que a unidade de saúde do Residencial Buena Vista I será reformada e contará com duas novas salas para melhorar acesso da população aos serviços de odontologia. “Serão dois consultórios para atender a comunidade”, frisou. “Nossa gestão é próxima ao cidadão”, completou.
Idealizado para ampliar o acesso da comunidade aos serviços da Atenção Primária, com consultas e exames, o Saúde Mais Perto de Você disponibiliza cerca de 400 consultas médicas em oftalmologia, 300 exames de ultrassonografia (transvaginal, de articulações, mamária e de próstata abdominal) e eletrocardiograma, dentre outros atendimentos.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) distribui a oferta de exames da seguinte forma: 50% por demanda espontânea e 50% para os cadastrados no Sistema de Informação do Complexo Regulador Municipal. A ação disponibiliza a solicitação de mamografia, exames de prevenção, vacinas, avaliação em saúde bucal, aferição de pressão arterial e testes rápidos.
A primeira-dama, Thelma Cruz, realizou atendimentos, de forma voluntária, em auriculoterapia. “Sabemos da importância desse cuidado, e a saúde é prioridade da gestão”, reafirmou.
Aprovação
A pedagoga Rosângela de Oliveira, de 42 anos, chegou cedo e foi recepcionada pelo prefeito. “Mal estamos acreditando que o senhor está aqui. Precisamos muito desse tipo de ação. A nossa gratidão é imensa por ter voltado os olhos para a gente”, disse.
Maria Silva Gonzaga, de 72 anos, é aposentada e aproveitou a ação para fazer exames. “Vim fazer ultrassom para verificar a situação dos meus rins, tenho glaucoma, uma série de problemas. Essa ação me possibilitou ser atendida mais rapidamente”, compartilhou.
Para a doméstica Antônia Marlene Alves, de 52 anos, a iniciativa facilitou o acesso a exames que ela aguardava. “Perdi minha mãe e três irmãs com câncer de mama. Então não é algo que eu posso deixar pra lá”, comentou. Ela foi atendida e saiu com o exame já marcado.
O Centro de Saúde da Família (CSF) Buena Vista está localizado Rua João Amoreles Quadra Apm II, Lote Zero, Residencial Buena Vista I. O atendimento aos moradores ocorre até às 17h.
Participaram do evento, dentre outras autoridades, o vereador Juarez Lopes, a secretária municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas, Cida Garcez, a chefe da Casa Civil, Rayssa Melo, e a diretora do Centro de Saúde da Família Buena Vista, Cristina Martins.
Fotos: Walissy Dias