Secretário de Saúde afirma que primeiras internações no Cora devem acontecer em janeiro de 2025

o secretário estadual de saúde, Rasível dos Reis Santos Júnior, afirmou que as obras do Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora), voltadas para atendimentos de crianças e adolescentes, devem ser concluídas até dezembro deste ano. Caso as obras caminhem no tempo esperado, o hospital deve começar a operar ainda no início de 2025. “A expectativa é de fazer as primeiras internações só em janeiro do ano que vem”, explicou o chefe da pasta.

 

As obras, atualmente sob responsabilidade da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), estão 60% concluídas. Atualmente, o valor estimado dessa fase da obra é de mais de R$192 milhões. Além disso, existe uma previsão de R$ 48 milhões para compra de equipamentos hospitalares. O secretário conta que as estimativas orçamentárias são feitas “usando tabela Goinfra, tabela Sinapi, e o valor por metro quadrado do que vai ser construído ali”.

 

Além disso, existe destinação orçamentária do Governo Federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), para conclusão da ala destinada ao tratamento adulto e diagnóstico. Essa fase se inicia após a conclusão da construção voltada ao atendimento infanto-juvenil. A previsão para conclusão desta etapa é apenas para 2026.

Leia também: Goiás busca se tornar referência nacional no tratamento de câncer

CORA receberá arrecadação do próximo McDia Feliz

A expectativa do Governo Estadual é de que o Cora se torne referência nacional para o tratamento oncológico. Atualmente, o atendimento público para os pacientes com câncer em Goiás está concentrado no Hospital Araújo Jorge. O Cora fica localizado em Goiânia, próximo do aeroporto Santa Genoveva. A unidade vai oferecer procedimentos de alta complexidade, incluindo transplante de medula óssea, além de proporcionar uma estrutura para os pacientes e suas famílias.

 

 

O Governo de Goiás está realizando visitas formativas no Hospital de Amor, em Barretos (SP), maior referência no tratamento oncológico no Brasil. Após sua inauguração, o Cora deve atrair pacientes de todo o país.

Sair da versão mobile