TrindadePrefeitura de Trindade

PREFEITURA DE TRINDADE LIDERA ENTRE MUNICÍPIOS ACIMA DE 100 MIL HABITANTES COM NOTA DE 99,43 EM RANKING DE TRANSPARÊNCIA DO TCM

“E um resultado que traz para nós a certeza de que nossa gestão tem cumprido com sua missão de ser transparente com as pessoas e cada vez mais eficiente, com a confiança de que ainda vamos melhorar mais, motivados a seguir no caminho do bem, das boas práticas políticas, das boas políticas públicas para desenvolver juntos a cidade de Trindade”, afirmou o prefeito Marden Júnior ao saber da excelente posição alcançada pela Prefeitura. Enquanto em 83% dos municípios goianos as prefeituras não atingiram 50 pontos no índice de transparência, Executivo trindadense subiu seis degraus de 2020 para 2021

Com uma avaliação de 99,43, a Prefeitura de Trindade alcançou a maior nota no índice de transparência de 2021 entre os municípios goianos com mais de 100 mil habitantes, segundo relatório do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).

Entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, Trindade e Senador Canedo ficaram com a nota mais alta (99,43); seguidas de Itumbiara (99,14), Rio Verde (99,04), Goiânia (98,08) e Anápolis (95,59).

O relatório trata da publicação de dados obrigatórios pela Lei da Transparência em 2021 nos sites e portais da Transparência dos poderes Executivos e Legislativos municipais, e consta do acórdão 2199/2022 publicado no site do TCM.

O prefeito Marden Júnior festejou a avaliação obtida pela Prefeitura. “É um momento de muita alegria para nós porque estamos cumprindo o que prometemos, que era fazer uma gestão de eficiência, com transparência, uma gestão honesta”, declarou ao saber o resultado.

Marden Júnior seguiu, frisando que “é um resultado que traz para nós a certeza de que nossa gestão tem cumprido com sua missão de ser transparente com as pessoas e cada vez mais eficiente, com a confiança de que ainda vamos melhorar mais, motivados a seguir no caminho do bem, das boas práticas políticas, das boas políticas públicas para desenvolver juntos a cidade de Trindade”.

Conforme divulgado pela imprensa, o resultado apontou que 206 prefeituras goianas estão com seus portais da transparência irregulares. Isto significa que 84% dos municípios de Goiás tiveram nota inferior a 50 no índice de transparência ou descumpriram critérios obrigatórios como atualização de dados, informações sobre empenhos, liquidações ou pagamentos de despesas, entre outros.

O relatório confirma que a Prefeitura de Trindade vem em uma crescente e rápida melhoria, com salto de 6 posições no ranking dos 246 municípios em relação a 2020, quanto teve avaliação de 95,07 e ficou na 21ª posição, contra a 16ª que alcançou na atual. Pelos avanços, ficou entre os 15 municípios parabenizados pelo TCM que tiveram índice acima de 99% no cumprimento da Lei de Acesso à Informação.

O controlador geral do Município, Fabrício Alves Tomaz, salienta que a avaliação atual comprova a evolução, “resultante de investimentos em assessoramento técnico”. De acordo com ele, mesmo quando a nota não era a ideal, a Prefeitura cumpria as exigências, “mas enfrentava dificuldades técnicas e também para encontrar os sistemas adequados”. Segundo ele, uma profissionalização maior foi buscada em 2019, quando a nota foi 38.

“Tivemos um ótimo resultado, mas não ficaremos satisfeitos antes de alcançar nota 100, que é o compromisso da gestão, então estamos mapeando para identificar e sanar essa margem mínima de meio ponto percentual”, declarou o controlador.

Botão Voltar ao topo