Iris Rezende de impeachment ao maior líder politico de Goiás
Não faz muito tempo, a maioria dos vereadores de Goiânia falavam até no impeachment do prefeito Iris Rezende. Falavam em CEI da saúde, da SMT ou seja, todos estavam contra o Prefeito. Chefiados pelo grupo tucano, principalmente Marconi Perillo, parlamentares tentavam impor derrotas e mais derrotas ao Prefeito. Apostando no fracasso da administração de Iris, todo e qualquer problema era creditado ao Prefeito.
O reajuste do IPTU até a justiça foi, com quase a totalidade dos votos contra o aumento do imposto. Muitos vereadores apostavam na vitória sobre Iris como um “tento” a ser usado nas próximas eleições. Muitos foram os discursos de que o Prefeito estava aumentando o valor do IPTU muito acima do permitido.
A saúde foi colocada até como forma de impeachment. Também a demissão da Secretária de Saúde era uma exigência dos paladinos. Por inúmeras vezes a Secretária foi convocada para dar explicações, aos membros do legislativos, que diziam que a capital estava sofrerem “um caos na saúde.”
Ruas esburacadas, coleta de lixo, troca de lâmpadas e qualquer outro fato era motivo para subir na tribuna e “metralhar” a administração Irista.
Além de apostarem em uma gestão caótica, a possível eleição de Marconi Perillo dava guarida aos vereadores despreparados.
Pois bem, Marconi Perdeu e mudou-se de Goiás. Por algum tempo a situação política em Goiânia ficou em compasso de espera. A eleição de Ronaldo Caiado foi festejada como a redenção de muitos parlamentares.
Há três meses escrevi um artigo com o titulo “Iris Rezende, um dos últimos estadistas do Brasil.” É claro que muita gente não gostou e tantos outros diziam que minha intensão era financeira.
Passaram-se os meses e o artigo que escrevi parece ter sido publicado hoje. Iris Rezende é aclamado como o melhor prefeito de Goiânia em todos os tempos e que deve concorrer à reeleição, que dizem “hoje garantida, por não haver um nome mais forte que o do Prefeito,” Palavras de vereadores, lideres políticos e pré-candidatos.
O que acontece neste momento é uma grande “falta de vergonha” daqueles que lutaram contra Iris e hoje publicamente ressaltam as qualidades do prefeito.
Isto se explica: Com a proximidade das eleições e a popularidade em alta do Prefeito, com várias obras e caixa cheio é o que aproxima antes desafetos.
Poucos vereadores se mantiveram leal ao Prefeito, como o Presidente da Câmara Andrey Azevedo, e sofreram junto as rajadas da artilharia que achavam derrubar Iris.
Agora é a hora de cobrar a fatura.
Por André Marques
Diretor Geral Sistema Argumento de Comunicação.