Saiba quem e o subprocurador da Republica que discutiu com Augusto Aras
Uma sessão do Conselho Superior do Ministério Público Federal (CSMPF) nesta terça-feira, 24, foi interrompida por uma discussão entre o procurador-geral da República, Augusto Aras, e o subprocurador-geral Nívio de Freitas que quase terminou em agressão física. O desentendimento entre os dois, porém, é mais antigo, e passa por uma disputa por espaço na Procuradoria.
Segundo apurou o Estadão, o pano de fundo da briga entre os conselheiros foi a votação para eleger os ocupantes das sete Câmaras da Procuradoria-Geral da República (PGR), que funcionam como as turmas do Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento de pautas temáticas. Interlocutores afirmaram que a oposição a Aras no MPF desejava avançar sobre o controle dos órgãos. O episódio levou o procurador a dizer que Freitas “não é digno de respeito”.
Procurado, o MPF disse que os envolvidos não vão se manifestar sobre o assunto.
Histórico
Em 2019, Nívio de Freitas disputou o cargo hoje ocupado por Aras por meio de indicação feita pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) ao presidente Jair Bolsonaro. Ele chegou a participar de debates com os dez candidatos à época, mas não ficou entre os três nomes mais votados.