Artigo: Nada está definido para a eleição de senador.
Há vários anos o Jornal Argumento faz a cobertura das eleições no Brasil e, principalmente, no estado de Goiás. Em todo este tempo um fato que chama a atenção é a eleição para o senado. Diferente de Eleição para governador e presidente, o eleitor decide o voto quase que no dia da eleição. Prova disto é a nova pesquisa realizada pelo SERPES que mostra que mais de 73% dos entrevistados não tinham decidido sobre o nome que será escolhido.
O Que diz a pesquisa
Por ter estado por mais de 20 anos no governo, 16 como governador e 4 como senador, Marconi Perillo lidera, mas com pequena vantagem sobre o candidato Delegado Waldir. As duas últimas pesquisas mostraram quase o mesmo número de pessoas que votariam no ex-governador. “Isto mostra que Marconi está chegando no teto, ou seja, não cresce mais.” Argumenta um cientista político ouvido pelo Jornal Argumento.
“Já o candidato Delegado Waldir tem vários pontos a favor, o que pode conquistar grande parte dos mais de 73% dos indecisos, por não ainda não ser conhecido em algumas regiões do estado, não ter tido a mídia que Marconi teve em todo este tempo.” Argumenta o cientista político Jorge Lima. “Conta muito a favor do Dr. Waldir o fato de não ter contra ele nenhum caso de corrupção, ter a imagem de pragmático ( perfil pragmático é direto, objetivo, prático, e sem “nhenhenhe”), fatores essenciais na disputa.” Frisa Jorge lima.
Marconi pode repetir a historia de Iris Rezende.
Depois da derrota em 1998, quando era tido como favorito ao governo de Goiás, Iris Rezende tentou para várias vezes conquistar o cargo de governador e senado, Mas em todas as disputas, mesmo sendo favorito, perdeu todas e só conseguiu uma vitória depois que foi candidato a prefeito de Goiânia.
Marconi parece seguir o mesmo caminho. Perdeu a eleição em 2018, mesmo em primeiro lugar nas pesquisas. Antes disto, em 2010, Marconi foi motivo de protestos em Goiânia, onde dezenas de pessoas se reuniram gritando palavras de ordem, como o “fora Marconi”, foi a CPI do cachoeira prestar esclarecimentos sobre possíveis envolvimento em casos de corrupção. Outro fator que pesou contra Iris Rezende e pesa agora contra Marconi é o fato de que as pessoas querem o novo. Políticos sem vícios.
Neste contesto pode se dizer que é muito cedo para dizer que a eleição para o Senado está definida. A prudência pede que se aguarde até o dia da eleição e que os dois candidatos terão muito trabalho.