Em uma publicação no Instagram desta quinta-feira, 16, a esposa de Bruce Willis, Emma Heming Willis, agradeceu todo o apoio que a família tem recebido depois que o ator revelou a doença. Foi quando atualizou o quadro de saúde de Bruce, que agora está diagnosticado com a demênia frontotemporal.
“Infelizmente, desafios com comunicação são apenas um sintoma da doença que Bruce enfrenta. Embora isto seja doloroso, é um alívio ter finalmente um diagnóstico claro”, desabafou a esposa.
A médica neurocirurgiã Ana Maria Moura, diretora de Relações Interinstitucionais da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, explica que essa o tipo de demência que Bruce Willis tem, geralmente, acomete pessoas de 45 a 65 anos e representa de 10% a 15% do total de diagnósticos de demência em todo o mundo.
“É uma doença crônica, que continua evoluindo, e há tratamento”, comentou a médica. No entanto, para a neurocirgiã, um atendimento multidisciplinar, com psicoterapia, terapia ocupacional e musicoterapia, é fundamental para esses pacientes.
O diagnóstico precoce é outro ponto importante. No entanto, como os primeiros sintomas são comportamentais e pequenos esquecimentos, as pessoas demoram a procurar tratamento e pode também confundir o diagnóstico. “Muitas vezes é entendido como ansiedade e depressão. O diagnóstico preciso é feito com exames de imagem”, disse Ana.