Caiado volta a errar na comunicação.
A Comunicação do governo Caiado foi um dos pontos mais negativos. Caiado errou várias vezes e a política de comunicação não existia. Os secretários que passaram pela pasta, antes do competente e conhecedor de como o poder se relaciona com a população, Tony Carlos, foi marcada por quase nenhuma ação de comunicação. Os antigos secretários de comunicação pareciam ter um pensamento equivocado da função da comunicação e tratavam a pasta muito mais como uma secretária de finanças, ou seja, quanto menos investir melhor. Assim o governo pagou um preço alto pela incompetência ou desconhecimento da relação entre o poder e a sociedade.
Todos os governos, sejam em que instancia for, são obrigados por lei a prestar contas de suas ações aos contribuintes através de campanhas de publicidade. Este ponto também parece não ter sido de conhecimento dos secretários que antecederam Tony Carlos.
Até que Tony assumisse a Secretaria de comunicação do Governo do Estado, havia uma relação de estranhamento entre os secretários com os veículos de comunicação. Isto posto talvez pela não qualificação e falta de conhecimento que o cargo exige.
O acerto na Comunicação do Governo.
Com a posse de Tony Carlos na SECOM houve uma revolução positiva na secretaria de comunicação. Conhecedor profundo do significado comunicação, Tony Carlos reestabeleceu a comunicação entre veículos de comunicação e governo. Com muita habilidade mostrou o real significado da palavra “comunicação”.
Tony Carlos também foi o responsável pelas melhores campanhas, comerciais, criados e divulgados nos veículos de comunicação. Foram campanhas com altíssimos níveis de qualidade tanto nos textos como também nas imagens, que retratavam um estado grande e respeitado por suas ações.
Entre as várias campanhas, uma, em especial, entrou no imaginário de quem a assistia. A expressão “Agora tem, agora tem; antes não tinha mas agora tem!” Foi a campanha que quem assistia saia cantando, mesmo não querendo. Ou seja, uma campanha com potencial de qualidade comparada as ações de grandes estados. Outras campanhas criadas por Tony Carlos, também tiveram fortes impactos na forma de comunicação, como a campanha da segurança publica, rodovias entre outras.
Com o pedido de exoneração de Tony Carlos do Estado, Tony Carlos foi convidado pelo Prefeito Rogerio Cruz para implementar o mesmo trabalho na Secretaria de Comunicação do Goiânia, que também praticava os mesmos erros que Tony corrigiu no Estado. Assim em poucos dias a comunicação do município começou a mudar com a chegada do novo Secretário. Uma das primeiras campanhas sob orientação de Tony foi a do Carnaval, mostrando uma pessoa que já havia bebido e se colocou como o “motorista da rodada,” Então uma pessoa sóbria toma o lugar do embriagado.” Excelente campanha pedagógica e de orientação durante o carnaval.
Novo secretário no Governo com velhos pensamentos.
O Novo secretário do Governo do Estado parece não ter evoluído desde a ultima vez que foi o titular da pasta no governo de Maguito Vilella. As novas peças veiculadas pelo governo do estado parecem não perceber que o Governo FALA PARA O ESTADO E NÃO PARA A CAPITAL. A ideia pode até ser boa mas a execução peca de forma amadora. Para homenagear o ex-prefeito e ex-Governador, Iris Rezende, foi criado mutirão.
O Maior erro é estender o mutirão para apenas bairros de Goiânia. Goiânia de 1 milhão e 400 mil habitantes, já o Estado tem mais de 7 milhões de habitantes. Assim, mais de 5 milhões de cidadãos e cidadãs não foram contemplados com os serviços que o estado oferece.
O novo secretário deveria entender que Caiado é muito grande para “bancar o prefeito de Goiânia.” Este é um ano eleitoral e Caiado busca a reeleição, por isto não poder errar na comunicação. Uma das maiores ferramentas.