O governador Ronaldo Caiado (UB) transfere, nesta segunda-feira, 22, a capital do Estado para a cidade de Goiás. A cerimônia para instalar os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário será às 17h30, em frente ao Palácio Conde dos Arcos, e faz parte das comemorações dos 297 anos da cidade, comemorado em 25 de julho.
Caiado vai visitar às 9h a Catedral de Sant’Ana, na Praça do Coreto. A igreja está passando por reforma, iniciada em fevereiro de 2023. No Palácio Conde dos Arcos, às 12h, Caiado se reúne com a diretoria da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Tradição e história
Seguindo a tradição, que faz parte das comemorações do aniversário da Cidade de Goiás, a solenidade de transferência simbólica da capital do Estado de Goiás começou na gestão do político Mauro Borges, na qual continuou até 1978. Houve um intervalo na solenidade por conta de uma revogação feita pelo político Ary Valadão.
O ato voltou a acontecer em 1984, após a criação da Lei número 9.314 de 21 de junho de 1983, estabelecida por Iris Rezende. Depois disso, a atividade saudosista aconteceu sem interrupções até 2020, quando veio à tona a pandemia de Covid-19. Retornou em 2022 e segue até hoje. A Cidade de Goiás, antes chamada de Vila Boa, foi fundada em 1727 e era sede administrativa da Capitania de Goiás.