Morre 10º paciente com covid 19 transferido para Goiás.

Morreu na noite de quarta-feira (3) o décimo paciente transferido com Covid-19 de Manaus para Goiás. A mulher, de 62 anos, estava há 16 dias internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital das Clínicas (HC), em Goiânia.
Conforme boletim médico divulgado pelo hospital às 23h37 de quarta-feira, a paciente estava internada na UTI desde o dia 19 de janeiro, em estado gravíssimo, entubada e havia apresentado uma aceleração intensa do agravamento do quadro clínico nas últimas 24h que antecederam seu falecimento.
Até as 9h45 o HC não havia divulgado um boletim atualizados com o estado de saúde dos pacientes que continuam internados na unidade nesta quinta-feira (4).
Colapso e transferências
Devido ao colapso no sistema público de saúde em Manaus, hospitais ficaram sem oxigênio e pacientes precisaram ser transferidos para outros estados, como Goiás.
Ao todo, 49 pessoas foram internadas no estado, sendo 48 transferidos em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) e a esposa de um dos pacientes, que estava com sintomas da Covid-19 e viajou por conta própria até Goiânia em busca de tratamento.
A transferência dos pacientes aconteceu em duas etapas. Na primeira, no último dia 18, o HC recebeu 19 deles. Já o Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (Hmap) recebeu 14 pacientes. Na segunda etapa, foram 16 pessoas, que chegaram a Goiânia no último dia 29 e foram levadas para o HC.
Mortes:
- 21 de janeiro: homem de 54 anos morreu no HC
- 25 de janeiro: mulher de 58 anos morreu no Hmap
- 26 de janeiro: homem de 46 anos morreu no Hmap
- 27 de janeiro: mulher de 57 anos morreu no Hmap
- 29 de janeiro: homem de 58 anos morreu no Hmap
- 29 de janeiro: mulher de 61 anos morreu no HC
- 1º de fevereiro: mulher de 54 anos morreu no HC
- 3 de fevereiro: mulher de 41 anos e homem de 47 morrem no HC
- 3 de fevereiro: mulher de 62 anos morreu no HC
Situação dos pacientes do Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia – boletim às 19h30 de quarta-feira (3)
Total de pacientes internados: 4
- UTI: 3, sendo dois em estado gravíssimo, em ventilação mecânica, e um respirando espontaneamente com uso de máscara facial.
- Enfermaria: 1 paciente com uso de oxigênio.
- Fonte G1/GO