CPI da Covid 19 convoca os quaro últimos ministros da saúde.
A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid-19 convocou nesta 5ª feira (29.abr.2021) os ex-ministros da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, Nelson Teich e Eduardo Pazuello, e o atual chefe da pasta, Marcelo Queiroga, para falarem à comissão na próxima semana.
O presidente da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Antônio Barra Torres, também será ouvido no mesmo período. Requerimentos de informações pedidos pelo relator da CPI, Renan Calheiros (MDB-AL), relacionados às ações e repasses do governo federal para combate da pandemia.
Esses requerimentos geraram bate-boca entre o relator e integrantes da comissão mais próximos ao governo. Isso porque Renan apresentou apenas requerimentos de informações de sua autoria, enquanto os outros senadores queriam votar todos os pedidos de análise de forma conjunta.
O senador alegou que haviam pedidos no meio dos quase 300 requerimentos que desviariam o foco da investigação da CPI. O foco, segundo Renan Calheiros, são as omissões do governo federal e o uso dos repasses de recursos da União a Estados e municípios. Já os outros congressistas diziam que todos os pedidos de informação deveriam ser atendidos de forma igual.