Prefeitos goianos recorrem aos ministros porque o Governador Caiado não os recebe.
Há quase um ano esperando e depois de vários pedidos de audiência negados pelo Governador Ronaldo Caiado, uma comitiva, formada por 20 prefeitos goianos de várias regiões, lideradas pelo Deputado Federal Delegado Waldir, foi recebida na tarde de segunda feira (09/09), pelo Ministro da Saúde Luiz Henrique Mandeta.
Durante mais de uma hora, o ministro e também os assessores do ministério ouviram e prometeram providencias urgentes à todas as reivindicações dos chefes dos executivos goianos. O Ministro, além de se comprometer com as reivindicações, ainda aconselhou os Prefeitos a discutirem com o legislativo de cada cidade e depois levarem ao conhecimento do Governo do Estado de Goiás para que o ministério da Saúde possa agir em cada município com a anuência do Executivo Estadual.
“O Governo Federal não pode interferir na gestão de municípios ou Estados sem que haja concordância do Governador e do Prefeito, o que não está acontecendo.” Informou o ministro, esclarecendo que “Todos os pedidos são passiveis de soluções rápidas, mas sem o interesse do Governador de Goiás, nada podemos fazer.” Disse o ministro.
Vários prefeitos mostraram o descontentamento com a inércia de Caiado. “Todos os funcionários da área da saúde que eram temporários foram demitidos e não houve até hoje a reposição dos profissionais.” Lamentou uma prefeita. Outro prefeito acusou o Governador que, com a retirada dos profissionais de saúde dos municípios, “o único recurso que sobrou foi encaminhar os pacientes para outras cidades que tem maior capacidade de atendimento, ou então enviar para Goiânia.” Protestou dizendo também “que o Governador Ronaldo Caiado é um traidor. Foi bem recebido no município durante a campanha e depois de eleito nem sequer uma ligação atende.” Lamentou.
O Deputado Waldir, líder da bancada do partido na Câmara não poupou criticas à Caiado. “O Caiado fica aqui, em Brasília, puxando o …… do Presidente e esquece que ele tem um Estado para governar. Quase todos os dias o Caiado está atrás do Presidente Bolsonaro, e não é para pedir benefícios para os municípios,não, caso fosse, não seria preciso trazer este grupo de prefeitos para falar com o Ministro.” Sentenciou
Outro prefeito disse, “é mais fácil falar com o Ministro da Saúde que falar com o Governador que trabalhou para eleger Caiado. Isto é motivo de piada, não fosse a queda na qualidade de atendimento e tratamento dos moradores dos municípios.”