Institutos de pesquisas e seus erros.
Institutos de pesquisas e seus erros.
Dias antes das eleições, alguns institutos de pesquisa trazem números que dão, as vezes até no primeiro turno, a vitória de alguns candidatos. Chegam as eleições e o resultado das urnas é grandiosamente diferente do que o da pesquisa. Como é preciso justificar tamanho erro, usa-se o famoso “fato novo”, ou seja, surgiu um fato novo que não deu tempo de ser computado pelas pesquisas. Na verdade alguns institutos vendem pesquisas com resultados escolhidos por quem contratou, principalmente candidatos.
O Jornal Argumento tem um departamento especializado em pesquisas, principalmente, eleitorais. Conduzido e chefiado pelo Diretor João Farias, nossas pesquisas não são contratadas e o Jornal Argumento custeia os gastos. Uma das mais questionadas pesquisas feita pelo Instituto do Jornal Argumento foi na eleição para o Governo, em 2006. Todas as pesquisas apresentadas apontavam Maguito Vilella com mais de 74% das intenções de votos. A pesquisa realizada pelo Jornal Argumento, trouxe como resultado um segundo turno entre Maguito Vilella.
Varios foram os questionamentos, alguns dizendo que havíamos nos vendido para o governo outros diziam que a pesquisa não tinha nenhuma credibilidade. Na capa da edição do Jornal Argumento, que infelizmente o arquivo da edição como outras. Mas nosso SEDOC está pesquisando em outros locais, trazia a manchete “VAI DAR SEGUNDO TURNO”. Não somente na eleição para o governo O Jornal Argumento acertou, como também Dona Iris a mais votada para a câmara federal e a Deputada Flavia Moraes a mais votada para o cargo de deputada estadual. Também acertou 15 deputados federais e 27 deputado estaduais.
Por quê dizer isto? Simplesmente para que não se ignore o discernimento dos eleitores. Recentemente foi publicada uma pesquisa sobre a avaliação dos governantes do município, do Estado e também do País. Os números positivos de Iris Rezende mostrados na pesquisa ficou bem perto do resultado da pesquisa feita pelo Jornal Argumento. O fato novo foi a surpreendente aprovação de Ronaldo Caiado. Pesquisa feita pelo Jornal Argumento em julho mostrou que o Governador Ronaldo Caiado obteve números bem abaixo de 53%, como mostrou a pesquisa divulgada nesta semana.
Nenhum fato novo ocorreu. Na verdade os fatos que aconteceram foram contrários à popularidade do Governador. Abaixo, o Jornal Argumento revela números da pesquisa feita e que aproxima-se mais da realidade.