CoronavírusSaúde

COVID 19 – Dois pacientes trazidos de Manaus para Goiânia tem piora.

Dois pacientes com coronavírus que vieram de Manaus para continuar o tratamento em Goiás estão em estado gravíssimo na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital das Clínicas (HC), em Goiânia. O superintendente da unidade, José Garcia, informou nesta terça-feira (19) que mobilizou toda a equipe da emergência para salvar a vida deles.

Dois aviões trouxeram 32 pacientes de Manaus na segunda-feira (18) para unidades de Goiânia e Aparecida de Goiânia. O primeiro pousou por volta de 17h40 no Aeroporto Santa Genoveva, na capital, trazendo 14 pacientes. Já o segundo, que chegou à capital goiana às 23h30, trouxe 18 pacientes.

O superintendente disse que os pacientes quase morreram. Todos os internados no HC, em Goiânia, e no Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (Hmap) foram submetidos a testes de coronavírus assim que chegaram à unidade de saúde e aguardam os resultados.

Sobre as variantes de cepas do coronavírus que podem estar no organismo dos pacientes, Garcia disse que não faz diferença para o atendimento, neste momento, se eles estão com alguma mutação do vírus.

Ao todo, a previsão é que a capital receba 120 pacientes do Amazonas ao longo desta semana. O governo goiano se colocou à disposição para atendê-los após pedido do Ministério da Saúde. Manaus vive um colapso na rede pública de saúde com falta de oxigênio nas unidades e hospitais.

G1 pediu o estado de saúde dos pacientes internados no HMAP e aguarda retorno.

Transporte de pacientes com Covid-19 de Manaus para Goiânia, Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Transporte de pacientes com Covid-19 de Manaus para Goiânia, Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Veja a situação dos pacientes do Hospital das Clínicas:

Pacientes: 18

  • UTI: 11
  • Enfermaria: 7

Estado de saúde:

  • Estáveis: 9
  • Estado grave: 9
  • Mais grave: 2
  • Gravíssimo: 2

Veja a situação dos pacientes do Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia:

Pacientes: 14

  • UTI: 5 (3 homens e 2 mulheres)
    Enfermaria: 9 (5 homens e 4 mulheres)
Botão Voltar ao topo