Depois do combustível, gás, carne e outros alimentos, chegou a vez das cervejas passarem por reajuste. A cervejaria Ambev, a maior da América Latina – dona de marcas comoSkol, Brahma, Antarctica, Bohemia e Stella Artois – aumentou o preço de seus produtos e já repassou o reajuste a logistas e distribuidores. Para O Globo, a cervejaria confirmou que os ajustes vão variar “de acordo com as regiões, marca, canal de venda e embalagem”.
O argumento é de que a inflação dos custos, do câmbio e o aumento da carga tributária já afeta a empresa. O aumento passa a valer a partir desta sexta-feira (1º) e será de 5% a 6% em chope e cervejas, incluindo embalagens descartáveis.
Consumo
Um estudo realizado pela Euromonitor apontou que o consumo de cerveja no Brasil em 2021 alcançou o maior patamar desde 2014. Somente neste ano, aproximadamente 13,67 bilhões de litros da bebida foram vendidos no país.Em relação ao faturamento, uma pesquisa da Kantar aponta um aumento de 9,9% desde 2019. A estimativa é que as vendas de cerveja tenham totalizado um mercado de R$ 184,5 bilhões em 2020.