Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia lança aplicativo para vacinação. Veja o que você deve fazer para cadastrar.
A partir de quarta-feira (24), moradores de Goiânia com mais de 68 anos podem agendar a vacinação contra a Covid-19 pelo aplicativo Prefeitura 24 horas. Após o agendamento, o idoso deverá comparecer a um dos pontos de vacinação para receber a primeira dose do imunizante. Segundo a prefeitura, qualquer pessoa a partir de 18 anos já pode fazer um pré-cadastro no app, mas o agendamento só será realizado conforme o cronograma de vacinação.
O app Prefeitura 24 horas pode ser baixado por dispositivos Android e IOS. Para agendar, o interessado deve informar dados como nome, CPF, RG, data de nascimento, e e-mail. Após isso, será criado um login e uma senha de acesso no aplicativo. Em seguida, basta preencher o pré-cadastro clicando em “Agendamento Vacina Covid-19”.
Caso o interessado se enquadre nos critérios de vacinação atuais, como é o caso dos idosos a partir de 68 anos, ele será direcionado para a tela de agendamento, onde poderá escolher data, hora e local de vacinação. Após o agendamento, ele receberá um e-mail de confirmação.
Goiânia agenda vacinação contra a Covid-19 por aplicativo — Foto: Reprodução/Prefeitura 24 horas
Goiânia agenda vacinação contra a Covid-19 por aplicativo — Foto: Reprodução/Prefeitura 24 horas
Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Goiânia, Yves Mauro Ternes, a recomendação de agendamento, entretanto, não impede a vacinação espontânea daqueles que não tiverem condições de usar o aplicativo. No entanto, essas pessoas deverão ir a uma das sete escolas disponíveis e, assim, realizar a vacinação sem agendamento, conforme cronograma (veja lista abaixo). A imunização também acontece em três pontos de drive-thru, das 8h às 17h.
“Amanhã nós vamos ampliar a faixa etária para 68 anos, com a nova entrega de doses do Ministério da Saúde nós recebemos 43 mil doses e partir de amanhã aquela população acima de 68 anos pode baixar o aplicativo Prefeitura 24 horas, e fazer o agendamento para a vacinação nos 25 locais de vacinação que vão ser ampliados a partir de amanhã”, disse.
Até às 14h30 desta terça-feira, a lista com os novos pontos de vacinação não foi divulgada pela prefeitura.
“Aquele público que não conseguir fazer o agendamento, nas sete escolas vamos também atender a demanda espontânea”, disse.
Veja a lista dos locais de vacinação para que não conseguir agendar:
Região Leste: Escola Municipal Bárbara de Sousa Morais – Endereço: Av. Uruguaiana – Jardim Novo Mundo;
Região Sudoeste: Escola Municipal Francisco Matias – Endereço: R. Carlos Gomes – Parque Anhanguera;
Região Oeste: Escola Municipal Lions Club Bandeirante – Endereço: Praça da Bandeira, 200, Quadra 30, Bairro Goiá;
Região Noroeste: Escola Municipal Coronel José Viana – Endereço: Rua CM7 – St. Cândida de Morais;
Região Sul: Escola Rotary Goiânia Oeste – Endereço: Rua C-118, nº 389, Qd. 238, Lt. 19 – Jardim América
Região Norte: Escola Municipal Pedro Costa de Medeiros – Endereço: Rua Caiapônia, nº 240 – Jardim Guanabara I
Região Campinas-Centro: Escola Municipal Santa Helena – Endereço: Avenida Curitiba, nº 400 – Vila Paraíso
Postos drive-thru:
Shopping Passeio das Águas: Endereço: Avenida Perimetral Norte, 8303 – Fazenda Caveiras. Acesso exclusivo pela entrada da Av. Perimetral.
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) – Área 1: Endereço: Rua 235, 722 – Setor Leste Universitário.
Shopping Cerrado: Av. Anhanguera, 10.790 – Setor Aeroviário.
Pré-cadastro para pessoas acima de 18 anos
Quem tem acima 18 anos, mesmo ainda não estando contemplado no cronograma de vacinação, já pode fazer um pré-cadastro para tomar a vacina contra a Covid-19. Quando chegar o momento de ser vacinada, a pessoa receberá uma mensagem por e-mail para confirmar local e horário.
“O cadastramento é para aquele goianiense fazer o registro na plataforma e a partir do momento que a sua faixa etária a sua condição de vacinação tiver disponível, ele vai receber um e-mail informando que ele já pode fazer o agendamento”, explicou o superintendente.
O superintendente explicou ainda que o motivo da adesão ao agendamento se deu após a formação de filas em pontos de vacinação nesta terça-feira (23). “Hoje de manha tivemos muitas filas e nos queremos evitar isso, por isso estamos fazendo o agendamento para fazer uma vacinação mais organizada, tranquila e mais ágil”, disse.
Goiânia agenda vacinação contra a Covid-19 por aplicativo — Foto: Reprodução/Prefeitura 24 horas
Goiânia agenda vacinação contra a Covid-19 por aplicativo — Foto: Reprodução/Prefeitura 24 horas
Segunda dose
Ainda de acordo com o superintendente, mesmo com a ampliação da aplicação da primeira dose em idosos com mais de 68 anos, a vacinação para idosos com mais de 80, que devem tomar a segunda dose, está mantida.
“Quem tem a segunda dose para fazer nesse sidas pode procurar os locais de vacinação para receber a segunda dose, e não é necessário agendamento para fazer a segunda dose, e a gente reforça que a medida que nos foros recebendo as doses da Secretaria Estadual de Saúde nos vamos gradativamente ampliando essa faixa etária como esta ocorrendo agora”, disse o superintendente.