
O Governo de Goiás, por meio do Goiás Social, da Agência Goiana de Habitação (Agehab) e da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), realiza, nesta terça-feira (8/04), sorteio de 76 casas a custo zero: 40 em Silvânia e 36 em Anicuns. Os recursos investidos nos dois municípios superam a marca de R$ 12 milhões.
Segundo a coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, o programa de casas a custo zero conta com recursos do Fundo de Proteção Social do Estado (Protege), gerido pelo Gabinete de Políticas Sociais (GPS). “Os recursos estaduais são utilizados na construção das moradias e as prefeituras entram com os terrenos. O programa é pioneiro no Brasil na entrega de moradias gratuitas para famílias em condição de vulnerabilidade”, afirma.
De acordo com o presidente da Agehab, Alexandre Baldy, o sorteio das unidades é um passo importante que precede a entrega das moradias à população. “Quando chegamos neste ponto, as obras estruturais estão praticamente prontas. O sorteio também serve para a formação de um cadastro reserva. Caso algum sorteado na chave principal não consiga apresentar toda documentação exigida, será substituído por alguém deste cadastro”, explica Baldy.
Segundo o secretário da Infraestrutura, Adib Elias, o programa de casas a custo zero se espalha rapidamente em todo território goiano. “É um programa de habitação social inédito no Brasil. Daí a importância da parceria com as prefeituras, pois são elas que doam o terreno para a construção das habitações”, destaca Elias. “O compromisso do governador Ronaldo Caiado é de contemplar 10 mil famílias com moradias totalmente sem custo até o final de 2026”, finaliza.
Agência Goiana de Habitação | Secretaria de Estado da Infraestrutura – Governo de Goiás
Crédito das fotos: Edgard Soares e Octacílio Queiroz