Saiba quando você será vacinado contra covid 19. Programa Calcula.
Acesse o link abaixo, informe sua idade e estado e saiba que você receberá a primeira dose da vacina contra covid 19.
https://quandovouservacinado.vacinacao-covid19.com/
Um grupo de voluntários chamado CoronavirusBra desenvolveu uma plataforma para calcular quando você será vacinado contra a covid-19. O ‘Quando vou ser vacinado?’ utiliza dados públicos como a média de imunizados com o número de pessoas na sua frente na fila para identificar quanto tempo, em média, vai demorar para chegar a sua tão sonhado dose de imunização contra o novo coronavírus.
© Yuri Ferreira
Vacinação no Brasil caminha a lentos passos graças à ingerência e demora do governo federal em comprar doses para alimentar plano de imunização nacional
‘Quando vou ser vacinado’
Atualmente, o Brasil conta com quatro vacinas aprovadas pela Anvisa: a de Oxford/Astrazeneca e a Coronavac (que responde por mais de 90% das imunizações), que já estão sendo aplicadas, e a da Janssen (de dose única) e a da Pfizer, que já foram compradas pelo governo federal, mas não chegaram ao país ainda.
O ritmo lento da vacinação se deve justamente à falta de doses circulando no país; vale lembrar que o governo federal teve a oportunidade de comprar vacinas já no ano passado e prorrogou essa decisão para esse ano. Atualmente, são cerca de 500 milhões de doses já adquiridas pela gestão federal, mas a maioria delas só vai chegar no segundo semestre.
O cálculo do ‘Quando Vou Ser Vacinado?’ não prevê esse aumento de doses nos próximos meses e leva em consideração a média móvel semanal de vacinações diárias disponibilizadas pelos estados.
“Atualizamos diariamente nossos dados com a média de 7 dias de vacinação por estado, esses dados são coletados diariamente pelo @coronavirusbra1. A projeção da população brasileira e o recorte dos estados por idade são dados disponibilidados pelo IBGE.Para os grupos prioritários, leva-se em consideração a estratégia de vacinação contra Influenza/H1N1 de 2020 disponibilizado pelo DataSUS”, explica o site.