O presidente Jair Bolsonaro disse nesta 4ª feira (5.mai.2021) que pode editar decreto para colocar as Forças Armadas nas ruas para, segundo ele, “restabelecer todo o artigo 5º da Constituição [que estabelece o direito da livre locomoção no território nacional em tempo de paz]“. O chefe do Executivo fez críticas às medidas de restrição decretadas por governadores e prefeitos.© Sérgio Lima/Poder360 O presidente Jair Bolsonaro
“Nas ruas, já se começa pedindo que o governo baixe um decreto. E se eu baixar um decreto, vai ser cumprido, não será contestado por nenhum tribunal. O Congresso estará ao nosso lado. O povo estará ao nosso lado. Quem poderá contestar o art. 5º da Constituição? O que está em jogo? Queremos a liberdade para poder trabalhar, queremos o nosso direito de ir e vir. Ninguém pode protestar isso. E esse decreto que eu baixar, repito: será cumprido, juntamente com nosso Parlamento, juntamente com nosso poder de força, juntamente com nossos 23 ministros”, disse em evento no Palácio do Planalto.
Participaram do evento de abertura da Semana das Comunicações, além do presidente Bolsonaro, o vice-presidente, Hamilton Mourão, os ministros Fábio Faria e Luiz Eduardo Ramos (Casa Civl), o presidente do Banco do Brasil, Fausto Ribeiro, e do presidente do Sebrae, Carlos Melles.
Wi-fi
O governo anunciou no evento desta 4ª feira (5.mai) uma parceria com o Banco do Brasil e o Sebrae para viabilizar internet para mil municípios. A ação é parte do programa Wi-Fi Brasil, coordenado pelo Ministério das Comunicações.
Um protocolo de intenções foi assinado pelas instituições com o Ministério das Comunicações no Palácio do Planalto.
Segundo o governo, a iniciativa levará banda larga gratuita e de alta velocidade a mais de 8,5 milhões de pessoas em todo o país.