CidadeGoiâniaNotíciasPrefeitura de Goiânia

Prefeitura de Goiânia afere sinal sonoro dos caminhões da coleta seletiva

Objetivo é manter o volume em 55 decibéis, conforme determina o Plano Diretor de Goiânia para a zona de residências urbanas

Responsável por sinalizar aos moradores que uma equipe da coleta seletiva está em atividade no bairro, o sinal sonoro emitido pelos caminhões da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) foi alvo de análise, na última sexta-feira (25/08), pela Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma).

O órgão aferiu os decibéis do sinal emitido em vias do Jardim América. O objetivo das vistorias, que são feitas regularmente, é manter o volume em 55 decibéis, conforme determina o Plano Diretor de Goiânia para a zona de residências urbanas.

Segundo a auditora fiscal de posturas da Amma, Liliana Camilo, o sinal da Coleta Seletiva não se enquadra como perturbação sonora, tendo em vista que o som não é constante e nem permanente. “Em todos os locais, ao parar o caminhão, o som é desligado até que os servidores façam a coleta dos recicláveis”, explica.

Atualmente, a coleta seletiva em Goiânia conta com 20 caminhões que atendem todas as regiões da cidade, em circuitos diários e alternados. “A musiquinha já é conhecida na cidade e é importante para alertar que nossos coletores estão passando em determinado local”, reforça o presidente da Comurg, Alisson Borges.

Borges ressalta, no entanto, que a coleta é programada para os moradores poderem organizar a disposição dos recicláveis na lixeira com antecedência. “A programação com os dias e horários em que a coleta seletiva passa em cada bairro está disponível no site da Prefeitura (www.prefeitura.go.gov.br) e nas redes sociais da Comurg”, pontua.

Coleta Seletiva
Goiânia é uma das poucas capitais brasileiras que contam com a coleta porta a porta, e a Comurg frequentemente promove campanhas nas redes sociais estimulando a separação do lixo doméstico orgânico do reciclável.

A separação possibilita que uma quantidade menor de resíduos seja encaminhada ao Aterro Sanitário, aumentando a vida útil do depósito. Além disso, todo material reciclável coletado é destinado a cooperativas de reciclagem, beneficiando centenas de famílias da Capital que tiram seu sustento da atividade.

Botão Voltar ao topo