Bolsonaro afirma que não a caso de corrução no governo
O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou neste sábado, dia 7, que as suspeitas de corrupção no seu governo não foram comprovadas. Segundo ele, diversas acusações foram feitas sem que as provas tenham sido apresentadas. “Temos um governo que acusam, mas nada provam sobre corrupção”, disse Bolsonaro, durante discurso para uma plateia de apoiadores na Feira Nacional de Soja, em Santa Rosa (RS).
A afirmação é uma variante de declarações anteriores do presidente. Bolsonaro costumava dizer que não havia nenhum ato de corrupção no governo. Depois, passou a alegar que não tinha como garantir a inexistência de casos, mas que promoveria investigações. Agora, ele questiona a falta de provas.
O assunto vai entrar em pauta na campanha eleitoral. O principal adversário, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), chegou a ser condenado e preso por corrupção, mas teve os processos anulados. Nos governos do PT, foram desvendados os casos do mensalão e do petrolão, que levaram à prisão lideranças políticas de partidos de esquerda e do Centrão, grupo que apoia Bolsonaro.
O presidente passou a ter sua imagem mais associada à corrupção por causa de casos revelados pela imprensa. Como mostrou o Estadão, há indícios já documentados, inclusive com depoimentos de testemunhas, de pelo menos seis escândalos no Ministério da Educação (MEC). Entre eles, estão o sobrepreço de mais de R$ 700 milhões para compra de ônibus escolares, as “escolas fake” e o gabinete paralelo de pastores lobistas, direcionando recursos da pasta.