Pesquisa revela que 40% defendem prisão por ofensa a políticos e juízes.
Pesquisa PoderData realizada de 2ª a 4ª feira desta semana (24 a 26 de maio de 2021) mostra que 40% da população brasileira acha justo que pessoas sejam presas por ofender políticos ou juízes. Outros 47% acham injusto, e 13% não souberam responder a pergunta.
A discussão sobre o tema se acalorou depois da prisão do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ), que foi detido em flagrante por divulgar vídeo com ofensas e ameaças a ministros do STF (Supremo Tribunal Federal). Leia a transcrição do que ele disse.
O PoderData também perguntou sobre o caso específico do deputado Daniel Silveira, se foi correta ou não a decisão de prender o congressista. Para 53% dos entrevistados, foi justa a prisão. Outros 25% disseram ser “injusta” e 22% afirmam “não saber”.
Esta pesquisa foi realizada no período de 24 a 26 de maio de 2021 pelo PoderData, a divisão de estudos estatísticos do Poder360. A divulgação do levantamento é feita em parceria editorial com o Grupo Bandeirantes.
Foram 2.500 entrevistas em 462 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.
Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população.
DESTAQUES DEMOGRÁFICOS
O Poder360 destaca os seguintes pontos nas estratificações da pergunta:
- idade – 52% dos que têm mais de 60 anos acham justo a prisão por ofensas a autoridades. Taxa é de 35% entre os que têm de 25 a 44 anos;
- região – 53% dos moradores do Nordeste acham justa prisão por esse tipo de delito; no Norte, taxa é de 32%.
Leia os recortes completos por sexo, idade, região, nível de instrução e renda:
PRISÃO DE AUTORIDADES X AVALIAÇÃO DE BOLSONARO
O PoderData cruzou os dados da pergunta com a avaliação do trabalho do presidente da República.
Os resultados mostram que 53% dos que apoiam o presidente acham injusto prender pessoas por ofensas a políticos e juízes. Entre os que o rejeitam, a taxa é de 46%. A percepção de ambos os estratos é parecida com o que pensa o conjunto geral da população, considerando a margem de erro da pesquisa, de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.