Golpistas já distribuem links falsos do Desenrola Brasil no Facebook e WhatsApp

O programa de renegociação de dívidas Desenrola Brasil lançado nesta segunda-feira (17) já serve como isca para fraudes que circulam no WhatsApp e nas redes sociais. Uma busca na biblioteca de anúncios do Facebook pelo termo “desenrola” retorna centenas de links patrocinados. Parte desses endereços redireciona para sites fraudulentos. Um deles simula um chatbot de…

Leia mais

Sites de todo o mundo saem do ar após falha em provedor.

Sites de alguns dos maiores jornais do mundo saíram do ar ou apresentaram instabilidade na manhã desta 3ª feira (8.jun.2021). A CNN, The Guardian, Financial Times, Le Monde e The New York Times estão entre os afetados. O site do governo britânico também saiu do ar rapidamente, mas voltou ao normal pouco depois. O mesmo aconteceu com as redes sociais Reddit e…

Leia mais

Mensagens que circulam nas redes sociais divulgando um lockdown em Goiás fake news

Para propagar fake news de lockdown em Goiás, pessoas tem compartilhado notícias antigas, veiculadas no ano passado, quando governo do Estado decretou o fechamento de alguns setores. Crime Atos relacionados à criação, à divulgação e à disseminação de informações falsas podem ser enquadrados em pelo menos oito artigos do Código Penal, com penas que vão…

Leia mais

Fake News: Pastor distribui feijões que segundo ele “CURA QUEM ESTÁ COM Covid 19.”

pós nova solicitação do Ministério Público Federal (MPF), o Ministério da Saúde foi intimado a incluir um alerta sobre os feijões comercializados pelo pastor Valdemiro Santiago que teriam supostos poderes curativos contra o coronavírus. A decisão reforça ordem liminar de 27 de outubro, emitida no âmbito da ação civil pública (ACP) proposta pela Procuradoria Regional…

Leia mais