Caos: Associação de hospitais particulares de Goiás dizem não ter mais leitos de uti.

A Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás (Ahpaceg) divulgou um comunicado alertando que as unidades de saúde associadas estão com UTIs para pacientes com Covid-19 lotadas. Segundo o órgão, o sistema chegou ao limite na sexta-feira (19) e continua na mesma situação na manhã deste sábado (20).

“Antes, assim como na primeira onda, ainda conseguíamos transferir pacientes entre os hospitais associados, garantindo as internações necessárias. Mas, agora, o momento é crítico e não há vagas”, informa o texto.

Presidente da Ahpaceg, Haikal Helou explicou que a situação atual é um reflexo das festas de fim de ano.

Segundo a Ahpaceg, a sobrecarga no sistema de saúde neste momento ocorre também porque, além do aumento na demanda por leitos para pacientes com Covid-19, as pessoas com outras enfermidades que precisam de assistência estão procurando os hospitais – o que não aconteceu na primeira onda de infecções, quando muitos deixaram de ir às unidades de saúde com medo da contaminação. Leia íntegra da carta aberta ao fim da reportagem.

O texto informa ainda que “o aumento da oferta de vagas neste atual cenário é inviável”. De acordo com a Associação, os custos aumentaram e os hospitais associados estão descapitalizados.

“Essa situação decorre de problemas, como o aumento dos custos assistenciais em 2020, quando nossos gastos com medicamentos, pessoal e Equipamentos de Proteção Individual, por exemplo, aumentaram expressivamente e não tivemos apoio dos Governos ou contrapartida das operadoras de planos de saúde”, informa o texto.

G1 entrou em contato, por e-mail, com a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES) e da Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge) pedindo posicionamentos sobre o que pode ser feito diante da situação enfrentada e aguarda retorno.

Imagem de arquivo – atendimento em hospital de Aparecida de Goiânia — Foto: Reprodução/Prefeitura de Aparecida de Goiânia

A rede pública de Goiás estava com 92% de leitos de UTI para pacientes com Covid-19 ocupados na manhã deste sábado, segundo informações da SES-GO. Os leitos de enfermaria para o mesmo perfil de internados estava 63% ocupado no mesmo período.

O último boletim divulgado pela Secretaria, na sexta-feira (19), registrou 378.996 infectados e 8.230 mortes por coronavírus.

As pessoas que fazem parte dos principais grupos de risco estão sendo vacinadas. De acordo com a SES-GO, foram aplicadas 187.456 primeiras doses das vacinas contra a Covid-19 em todo o estado. Desse total, 14.535 pessoas também receberam o reforço (a segunda dose).