Candidatos ao cargo de conselheiro tutelar são apresentados na Câmara Municipal de Trindade

São 17 postulantes que concorrem a 10 oportunidades. Conselho Tutelar é órgão público permanente e autônomo, que representa a sociedade na missão de proteger e defender crianças e adolescentes que tiveram direitos violados, ou que estão em situação de risco. Prefeito Marden Júnior destaca a Prefeitura de Trindade como rede de apoio ao trabalho. “Tudo é feito em parceria, a quatro mãos. É uma soma de forças”, afirma

A solenidade de apresentação pública dos candidatos ao cargo de conselheiro tutelar foi realizada, na segunda-feira (21/08), na Câmara Municipal de Trindade. Foram apresentados 17 postulantes que concorrem às 10 oportunidades.

O Conselho Tutelar é um órgão público permanente e autônomo, que representa a sociedade na missão de proteger e defender crianças e adolescentes que tiveram direitos violados, ou que estão em situação de risco. A Secretaria Municipal de Assistência Social auxilia no trabalho do conselho, ao encaminhar as ocorrências que chegam ao órgão.

O prefeito Marden Júnior destacou a Prefeitura de Trindade como rede de apoio ao trabalho de preservação dos direitos da criança e do adolescente. “Tudo é feito em parceria, a quatro mãos entre conselheiros e município. É uma soma de forças em prol deste segmento. Estamos sempre prontos e dispostos a lutar para que seus direitos sejam cada vez mais respeitados”, pontua.

Dos 17 candidatos, nove são da Região Leste e oito da Central. Deste total, oito são candidatos à reeleição, sendo quatro de cada região. Há os que disputam pela primeira vez, e quem busca o quinto mandato. Os postulantes não podem exercer duas funções, já que o profissional terá carga horária de 40 horas semanais.

O chamamento público foi realizado no site e nas redes sociais da Prefeitura Trindade. Os candidatos também convidaram a população para a cerimônia de apresentação. As eleições ocorrerão no dia 1º de outubro. Os locais ainda serão divulgados.

Durante o evento, o deputado estadual Cristiano Galindo anunciou recursos por meio do Programa Crédito Parceira, da Agência Goiana de Habitação (Agehab), para a construção de uma nova sede do Conselho Tutelar, na Região Leste.

“O Conselho Tutelar é uma instituição muito importante, e que realiza um bonito trabalho. Nada mais justo do que conseguir recursos para que seja construída uma sede própria do órgão, na Região Leste. Nós não temos essa estrutura. Então, foi uma busca junto ao Governo do Estado, para dar mais qualidade de trabalho aos nossos conselheiros”, informa o deputado.

O Conselho Municipal do Direito da Criança e Adolescente (CMDCA) é o principal órgão fiscalizador, juntamente com o Ministério Público. A presidente Diuzlainy Siqueira esclarece que essa é a terceira e última etapa da eleição, após passarem por uma prova específica. “Eles estão aqui hoje para mostrar o que têm a oferecer à sociedade”, destaca.

“O principal papel do conselheiro tutelar é em prol dos direitos da criança e do adolescente, especialmente quando há violação, seja psicológica, física ou moral”, afirma a presidente do CMDCA.

“Para o nosso município é fundamental o conselheiro tutelar. São eles que ajudam a garantir a todas as nossas crianças os direitos e a proteção. O conselheiro tem um papel muito importante. Faz cumprir o ECA, atua para proporcionar qualidade de vida às novas gerações”, conclui a secretária municipal de Assistência Social, Gabriela Alves.