MP do auxílio emergencial deve ser publicada na próxima semana e primeiro repasse previsto para abril.

A primeira parcela de uma nova rodada de pagamentos do auxílio emergencial deverá ser paga apenas em abril. Mesmo com a aprovação da matéria na noite da última quinta-feira, 11, pelo Congresso, poderá não haver tempo hábil para cumprimento de todas as etapas necessárias até o pagamento do benefício ainda este mês.

Conforme reportagem do O Globo, após o texto entrar em vigor, o que é previsto para semana que vem, o Governo Federal deverá editar uma medida provisória contendo as regras para acesso ao benefício.

A expectativa é que esta nova rodada de pagamentos perdure por um período de quatro meses. Tudo dependerá do avanço da pandemia no País.

O jornal paulista lembrou que a pretensão do Ministério da Cidadania era pagar a primeira parcela do auxílio no dia 18 de março, porém, para isso a PEC deveria ser promulgada essa semana, o que não ocorreu.

A ideia é que o programa contemple os trabalhadores informais na primeira quinzena de abril. Os repasses serão realizados a quem se cadastrou no ano passado por meio do aplicativo e para aqueles que fazem parte do Cadastro Único (CadÚnico), mas não recebem o Bolsa Família.