Prefeito Rogério destaca avanço histórico na valorização dos servidores municipais, durante prestação de contas na Câmara Municipal de Goiânia

Com responsabilidade e transparência, administração busca avançar com a política de valorização aliada ao monitoramento do comportamento das receitas e despesas do município. Dentre as conquistas históricas para os servidores estão pagamento da data-base referente aos anos de 2020, 2021, 2022 e 2023, retorno do pagamento do quinquênio e das progressões horizontais, sanção de planos de cargos, carreiras e vencimentos para categorias e valorização dos professores

O prefeito Rogério destacou o investimento histórico de sua gestão na valorização dos servidores do município, durante apresentação do cumprimento de metas do 2° e 3°quadrimestres de 2023, na manhã desta terça-feira (26/3), no Plenário da Câmara Municipal.

“É certo que ainda temos algumas categorias para contemplar com atualização da carreira, mas afirmo, sem medo de errar, que fui o prefeito que mais fez pelos servidores públicos de Goiânia”, argumentou o gestor.

Rogério detalhou que o investimento no funcionalismo público, marcado pela variação de 18,54%, mostra que Goiânia ficou muitos anos sem investir e fazer os devidos pagamentos aos servidores públicos. Mas estes foram quitados pela atual gestão, gerando impacto de investimento e, também, impactando positivamente a vida de milhares de trabalhadores públicos.

De acordo com o prefeito, Goiânia está próxima do limite prudencial – atingiu 50,22%, sendo que o índice é de 51,30% –, mas rapidamente o município tem tomado medidas para conter as despesas com pessoal, orientando os órgãos e monitorando periodicamente o comportamento das receitas e despesas, para garantir ações rápidas de contingenciamento sempre que for necessário.

Alguns destaques
Dentre as conquistas históricas para os servidores da administração municipal, estão o pagamento da data-base referente aos anos de 2020, 2021, 2022 e 2023, retorno do pagamento do quinquênio para os servidores efetivos e das progressões horizontais, sanção de planos de cargos, carreiras e vencimentos para categorias e valorização dos professores.

O retorno do pagamento do quinquênio beneficiou mais de 38 mil servidores, garantindo o direito que é concedido a cada cinco anos de exercício das atividades, com 10% de adicional sobre o salário-base. Já a progressão salarial horizontal alcançou mais de 22 mil servidores municipais, com a valorização de acordo com tempo de serviço e avaliações de desempenho realizadas anualmente.

A valorização da educação é um marco da atual gestão, que concretizou um aumento, em 2022, de 15% no salário dos professores que atuam em sala de aula. Os benefícios também alcançaram diretores e secretários de escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) que tiveram suas gratificações reajustadas. Além do piso nacional, o pagamento de ajuda de custo alcançou 100% dos servidores da educação.

Em 2022, o prefeito Rogério sancionou planos de cargos, carreiras e vencimentos dos administrativos e operacionais, carreira do setor de educação, auditores, procuradores, guardas civis, e concessão de benefícios. A legislação trouxe ainda a previsão de ampliação da jornada de trabalho acompanhada do acréscimo remuneratório previsto na lei, além de acréscimo de 30% para mestrado e 40% para doutorado.